sexta-feira, novembro 27, 2009

O Bobo da Corte, sábia ilusão

O corifeu anuncia aquilo que é esperado de forma única, como se fosse a primeira cena. Ele não está ali para pensar sobre o futuro, ele está para contar o passado, reforçando o que o público viu. Rir de tudo isso e contar para que quiser ver aquilo que virá, sem que se perceba a sua brincadeira de antever o fim sem dizer que está contando o final da história.

Pâmela como Feste, o Bobo da Corte. Um corifeu em Noite de Reis. Alguém para receber os presentes do patrão.


Marco. Um corifeu com ar sério, suscetível ao clima místico que a história de Macbeth se apresenta.


Três meninas em Júlio Cesar: Mariana, Isadora e Bruna. Três corifeus para guiar os rumos da história da derrocada da República Romana.

Em A Tempestade, Trínculo é o bobo da corte que conduz a história. Um corifeu que passa da tragédia a comédia em poucos segundos, interpretado por Gilvana.



Créditos: Todas as fotos de Totonho Lisboa

Teatro Elisabetano e os Corifeus

Marllon e Luiza como corifeus apresentando de forma graciosa e cômica o amor trágico e impossível de Romeu e Julieta.
Guilherme em ação como corifeu no mais trágico dos textos shakespereanos. Um corifeu com a tarefa árdua de atenuar a tragédia de Ricardo III.


Os Corifeus são personagens ímpares. Estão no espetáculo em todos os lugares, às vezes contam a história, outras assistem. Dão opiniões e conversam com o público, participam da cena e encantam as tragédias e as comédias, dizendo as verdades sem serem percebidos, como deuses do destino dos personagens e das platéias.

Eduarda e Manuela em Rei Lear.


Hamelet, o príncipe da Dinamarca. Ser ou não ser, eis a questão.
João Marcelo, Renato e Thales, três corifeus que transformaram a tragica história do herdeiro do trono dinamarquês em belos momento de graça e riso.


Créditos: Todas as fotos de Totonho Lisboa

Noite de Reis

Noite de Reis acontece sempre doze dias após o Natal e marca o momento em que os patrões presenteiam os servos. Esse espetáculo teve sua escrita encomendado por advogados e estreiou em um dia o6 de janeiro, dai o nome NOite de Reis. Uma comédia para encerrar a 7ª Mostra em um clima de riso.


Créditos:
Fotos: Totonho Lisboa
Espetáculo: Noite de Reis
Montagem: TGB/Ginástica
Primeira Foto: Valentina, Fest e Maria (Marília, Pâmela e Bruna)
Segunda Foto: Troupe apresentando o espetáculo (Pâmela, Gabriela, Bruna, Augusta, Pedro, André e Eduarda)

Júlio Cesar

A história de Júlio Cesar contada pelo poeta inglês possui passagens que assemelham-se a realidade e outras que fazem parte da genealidade inventiva que só aos grandes da literatura é reervado. Julio Cesar é a derrota da ganância dentro da democracia para um império solidário. Contrastes que só a história humana é capaz de produzir.


Créditos:
Fotos: Totonho Lisboa
Espetáculo: MacbethMontagem: TGB/EMEF H.M. Coelho Neto
Primeira Foto: Festividade após vitória de Julio Cesar sobre Pompeu para o senado romano. (Rodrigo-Pompeu, Paula-Dançarina, Nicole-Dançarina, Eduardo-Julio Cesar, Bianca- Calpurnia, Morgana-Dançarina, Bruno-Brutus, Cassiano-Cassio,
Segunda Foto: Conflito final entre os seguidores de Marco Antônio e os seguidores de Brutus.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Macbeth

Macbeth nunca quis ser rei. O foi porque sua esposa viu na mensagem das aparições a única chance de alcançar a coroa. Lady Macbeth foi perversa por que desejava o poder, o qual não consegui lidar. Macbeth´mistura realidade e misticiso e segundo críticos e estudos é baseado em história real da Escócia durante o século XI.



Créditos:
Fotos: Totonho Lisboa
Espetáculo: Macbeth
Montagem: TGB/EMEF H.M. Coelho Neto
Primeira Foto: Assassinatodo Rei Duncan (Guardas mortos - Anderson e Robert, Lady Macbeth - Dauana, Macbeth - Lucas - Rei Dncan Morto - Victor, Filhos de Duncan - Eduardo-Dudi e Thales)
Segunda Foto: Lorde Macduff e Rei Machbeth (Eduardo-Dudi e Lucas)

A Tempestade

Espetáculo trágico de Shakespeare onde o herói passa por privações mas não morre no final. Considerada a obra prima do bardo por muito estudiosos, A Tempestade foi a última peça escrita, por volta de 1612 e talvez tenha sido por isso, a obra mais perto da perfeição que Wiiliam Shakespeare escreveu.

Créditos:

Fotos: Totonho Lisboa
Espetáculo: A Tempestade

Montagem: TGB/Ginástica

Primeira Foto: Encontro entre Calibã e Próspero (João Marcelo e Vithor)

Segunda Foto: Ariel trazendo náufragos para Próspero - Calibã - Espirito - Ariel - Espirito - Trínculo - Antônia - Gonzala (João Marcelo, Bruna, Kauã, Gabriela, Gilvana, Isadora e Júlia)

Romeu e Julita

Romeu e Julieta, talvez seja a história de amor mais conhecida, mais contada e mais encenada do mundo, ou não. Entretanto, todos sabem que é um amor impossível. E assim foi retratado pelos pequenos grandes atores.


Créditos:
Fotos: Totonho Lisboa
Espetáculo: Romeu e Julieta
Montagem: 4ª série Colégio Luterano Concórdia
Primeira Foto: Baile de Apresentação de Julieta
Segunda Foto: Romeu e Julieta ( Otávio e Júlia)

Ricardo III


Ricardo III marca a cena de um momento da história. O mundo abre-se para tempos moderno e começa a deixar a Idade Média.
Créditos:
Foto: Totonho Lisboa

Espetáculo: Ricardo III

Montagem: Teatro Extra Classe - 5ª série - EMEF H. M. Celho Neto

Primeira Foto: Duque de Gloucester (Ricardo III), Ama, Duque de York, Rei Eduardo IV e Rainha Elisabeth ( Paulo, Katiane, Bruno, Wellerson e Natasha)

Segunda Foto: Prisão de Clarence (Clarenc:Diogo, Guardas: Jonathan, John e Iago)

quarta-feira, novembro 25, 2009

Rei Lear

Quando lancei a idéia da possibilidade de montar espetáculos de Shakespeare, vários títulos passavam pelo imaginário, mas um em especial mexia mais com as possibilidade, dificuldades e com o desafio de levar à cena o teatro elisabetano: Rei Lear, que na montagem de Paulo Autran em 1996, teve uma interpretação ímpar e marcou um dos mais belos espetáculso que pude ver no palco. Talvez tenha sido a partir da experiência de ver Autran em cena que me desafiei e desafiei os alunos e alunas a construirem suas interpretações para o mestre do teatro mundial.

A família, as divergências, o amor e o poder. Rei Lear do império a morte.

Créditos:
Foto: Totonho Lisboa
Espetáculo: Rei Lear
Montagem: Teatro Extra Classe Colégio Luterano Concórdia
Primeira Foto: Irmãs Cordélia, Goneril e Regana (Laura, Cândida e Aline)
Segunda Foto: Espírito das Irmãs e Rei Lear (Manuela e Murilo)

Hamlet

O príncipe da dinamarca teve sua história transformada por três corifeus, que sensíveis a platéia formada por grande parte de criaças, atenuou o impácto das trágicas mortes da história permeando o espetáculos com pitadas tragicômicas que faziam a platéia respirar aliviada de tempos em tempos durante o trágico episódio dinamarques.




Hamlet enfrentado seu próprio destino, uma experiência que fez com crianças e pré adolescente vivessem um mundo que as vezes parece tão distante mas mora ao lado, mesmo em uma vidita a um texto de mais de 400 anos.



Créditos:
Foto: Totonho Lisboa
Espetáculo: Hamlet
Montagem: 6ª série Colégio Luterano Concórdia
Primeira Foto: : Guardas do rei Gabriel Schimitz, Gabriel Berto, Gabriel Esteves e Christian
Segunda Foto: Tentativa de assassinato de Hamlet na deportação para Inglaterra: primeiro plano Guarda real (Andrei) e Hamlet (Jefferson), segundo plano marinheiros piratas.

A Bolinha que não rolava

A Bolinha que não rolava. Único espetáculo com texto que não era de Shakespeare. Livro de Marô Barbieri, transformado em teatro a partir do projeto de leitura infanto juvenil da EMEF Coelho Neto de São Leopoldo. O princípio do trabalho que fez chegarmos as experimentações de Shakespeare.


Montagem dos alunos e alunas da 4ª série da EMEF Coelho Neto - São Leopoldo/RS.
Direção de Marcelo Schneider
e apoio das professoras Daiane, Tânia e da professora estagiária Jéssica
Créditos:
Foto: Totonho Lisboa
Espetáculo: A Bolinha que não rolava
Montagem: 4ª série EMEF H. M. Coelho Neto
Primeira Foto: Banda Redondo Banda Boys (Gabriel Ortácio, Braium, Leonardo, Ezequiel, Deivid, Jorge e Gabriel Donada)
Segunda Foto: Amigas (Franciele, Alexia, Kelly, Andrya, Emanuele e Talia)

Shakespeare em ação


Muitas tragédias com pitadas de comédias e alunos e alunas emocionados com sua própria capacidade em se tornar humano ao descobrir o teatro.
Evidências de aprendizagensatravés do teatro é observar que praticamento todos os alunos se empenharam em suas aulas e ensaios para decorar texto, para fazer figurino e para organizar-se como atores e atrizes em cena. Argumento para essa evisência é um Teatro Municipal lotado em três noites seguidas, com nove espetáculos em cena e quase uma centena e meia de alunos encenando e mais que isso, auxiliando nas coxias e camarins os colegas que transformavam o enigmático e desconhecido Shakespeare em alguém tão próximo como o nosso melhor amigo. O TGB e seus atuadrores presentearam a platéia como em uma Noite de Reis, as emoções e contradições de ser ou não ser, palavras de Hamlet e também as lágrimas de um amor impossível como Romeu e Julieta. surpreenderam até mesmo Brutus. Todas as filhas de Rei Lear, generais como Macbeth e implacáveis Ricardos. Com a bravura de Júlio César e sensibilidade de uma Bolinha, a 7ª Mostra foi uma Tempestade que acompanhou a tempestade real para transformar em definitivo a cena do teatro educação na cidade e principalmente do prórpio Teatro Geração Bugiganga, que resiste culturamente, depois de anos de embate, em uma bonança política cultural que possibilita experimentos cada vez mais próximos da intertranculturalidade e diversidade, incluindo a todos e a todas no mundo cênico e no mundo real.
Créditos:
Foto: Totonho Lisboa
Espetáculo: Júlio César
Montagem: 5ª série Colégio Luterano Concórdia
Foto: Guerra final entre seguidores de Marco Antônio e seguidores de Brutus

Fazendo teatro

O TGB apresenta: William Shakespeare e suas tragédias.

A 7ª Mostra de Teatro TGB demosnstrou um grande trabalho realizado ao longo de 2009 com o envolvimento de mais de 140 crianças e adolescentes. Além das atrizes e atores, devemos sempre lembrar a participação de todas as famílias, o apoio e alicerce das entidades envolvidas e dos seus professore e profissionais que apostam no teatro como transformação social para o nosso país.

O processo de trabalho foi longo, a visita a William Shakespeare foi difícil, pois os caminhos eram muitos e os atalhos nem sempre faziam com que encontrássemos o caminho correto ou finalmente o espetáculo, entretanto, tanto experimentamos que ao final chegamos.

Muito texto, muito ensaio, muito figurino, muitos teatreiros e teatreiras, muito nervosismo, muita emoção e cena. 1, 2, 3... Cena.

Créditos:

Foto: Totonho Lisboa

Espetáculo: Final da primeira noite da mostra - 12/11/2009

quarta-feira, novembro 11, 2009

7ª MOSTRA DE TEATRO




Imagem do espetáculo de 2008 - O Pequeno Príncipe

7ª MOSTRA DE TEATRO

Imagem do espetáculo de 2008 - "Os Saltimbancos"

PROGRAMAÇÃO 2009

Teatro Geração Bugiganga - TGB
São Leopoldo – RS - Brasil
Resistência Cultural desde1993


7ª MOSTRA DE TEATRO - TGB
Uma visita a William Shakespeare
12, 13 e 14 de Novembro de 2009
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 5,00

Teatro Municipal de São Leopoldo - RS
Centro Cultural José Pedro Boéssio - Rua Osvaldo Aranha, 934 – São Leopoldo/RS


Dia 12 de novembro – quinta-feira - 19h30


Abertura oficial

A Bolinha que não rolava (EMEF H. M. Coelho Neto – alunos da 4ª série)

Rei Lear (Colégio Luterano Concórdia – alunos de 7ª e 8ª série e EM)

Hamlet (Colégio Luterano Concórdia – alunos da 6ª série)


Dia 13 de novembro – sexta-feira – 19h30

Ricardo III (EMEF H. M. Coelho Neto – alunos da 5ª série)

Romeu e Julieta (Colégio Luterano Concórdia – alunos da 4ª série)

A Tempestade (TGB - Sociedade Ginástica – oficina infanto - juvenil)



Dia 14 de novembro – sábado – 19h30

Macbeth (TGB – EMEF Coelho Neto – alunos de 6ª série)

Júlio César (Colégio Luterano Concórdia – alunos da 5ª série)

Noite de Reis (TGB – Sociedade Ginástica – oficina adolescente - adulto)


# Espetáculos Criados e encenados pelas crianças e adolescentes das oficinas de teatro do Teatro Geração Bugiganga - EMEF Coelho Neto e Colégio Luterano Concórdia.

7ª MOSTRA DE TEATRO











7ª MOSTRA DE TEATRO

2009 - 7ª Mostra de Teatro TGB

Uma visita a William Schakespeare.

Esse foi o desafio do ano, dar continuidade a uma mostra temática, assim como fora em 2008, onde revisitando espetáculos dos 15 anos do TGB comemoramos o debut tegebeniano com a temática sendo o próprio TGB.
2009, o desafio foi montar Shakespeare, uma tarefa que com o passar do ano mostro-se um tanto quanto complicada. Além do próprio Teatro Geração Bugiganga e suas oficinas teatrais, estão envolvidos a Sociedade Gin´´astica de São Leopoldo, o Ceprol Sindicato e as escolas: EMEF Coelho Neto de São Leopoldo e o Colégio Luterano Concórdia na promoção e organização do evento. São mais de 140 alunos divididos em nove oficinas e cada um com um título do maior mestre que o teatro já viu. Escolhemos lentamente os texto, elaboramos demoradamente os roteiros, ensaiamos e temos um resultado que veremos em pouco tempo. Todos os textos são trágico, todos os texto levam o herói a morte e todos os textos foram abraçados pelos alunos com muita paixão. Imaginem vocês que aqui teremos as frases mais famosas do teatro ocidental, frases ditas por toda a população em algum momento da vida sem mesmo saber o seu significado: Ser, ou não ser, eis a questão. Fala de Hamlet, na cena 1 do ato III, ou então a fala amarga de Júlio Cesar também na cena 1 do terceiro ato: Até tu Brutus! Frases como estas e outras tantas adaptadas dos originais de Shakespeare povoarão nosso palco e farão de nossos pequenos alunos e alunas, grandes atrizes e atores, invadindo com sua espontaneidade, seu carinho, sua revolta, seu carisma, sua confusão e seu perfeccionismo, as histórias mais trágicas do teatro, mergulhando nas plavras e na leitura dramática que foram escritas há mais de 400 anos.

7ª MOSTRA DE TEATRO

Estamos iniciando hoje a 7ª Mostra de Teatro do Teatro Geração Bugiganga, o TGB. Sete anos se passaram desde o longínquo novembro de 2003 nas dependências da Sociedade Ginástica onde em duas tardes e duas noites o TGB colocou a sua cara mais uma vez na rua para transformar a cena cultural leopoldense.
Completando naquela ocasião dez anos, o TGB tinha por objetivo, depois de diversas experiências teatrais nas escolas, na rua, sindicatos, sociedades, igrejas, ONGs, colocar ao público, além de seus atores adultos, as suas experiências infantis, adolescentes, e o trabalho com professores que participavam da oficinas de teatro.
E assim foi, como um desafio a nós mesmos, em conjunto com o elenco adulto do TGB, à época com Alexandre, Rodrigo, Denise, Douglas, Isis, Soami, Iohana, Kamila, juntou-se as oficinas das escolas Mário Quintana, Anjinho Travesso e Balão Mágico, o Colégio Concórdia, o grupo FAU da Igreja Católica, o CEPROL Sindicato e a Sociedade Ginástica para juntos contruirem a 1ª Mostra de Teatro TGB, realizada no palco da Sociedade Ginástica e dando início a uma nova geração de idéias e encenações.
Hoje essa geração faz parte do elenco adulto do TGB e estão em cena nesta Mostra, mas principalmente estarão atrás da cena: maquiando, alcançando figurinos, assoprando textos, acalmendo as atrizes e os atores, correndo para buscar o material que ficou na mochila e educando umnova geração bugiganga... Assim como outros o fizeram quando eles eram pequenos atrizes e atores mirins, pré-adolescentes ansiosos por atuarem, mas principalmente por verem os “grande” apresentar o seus espetáculos.
O Teatro Geração Bugiganga se caracteriza por isto, é uma grande escola de atuadores sociais que utiliza o teatro para que pequenos e grande, pais e filhos se encontrarem com os seus sonhos, sejam eles possíveis, ou impossíveis, sejam eles o teatro ou outra profissão qualquer.