sexta-feira, março 30, 2012

Espetáculo de Páscoa


SUPER CENOURA
EM UMA PÁSCOA DE DENTES BRANQUINHOS
ESPETÁCULO INFANTIL

DIA 31 DE MARÇO DE 2012 
 SÁBADO - 16 HORAS
INGRESSO: r$ 10,00
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO
RUA OSVALDO ARANHA, 934 - PÇA DA BIBLIOTECA



VENHA COM A FAMÍLIA E TRAGA OS AMIGOS

terça-feira, março 27, 2012

DIA DO TEATRO

Veja a programação promovida pelo Forum de Artes Cenicas para São Leopoldo em http://www.facebook.com/events/206498229456230/ e venha participar.

27 de Março - DIA MUNDIAL DO TEATRO


TEATRO

O ano de 2012 versa sobre a possibilidade de final do mundo. O universo Maia nos remete ao imaginário de que após esse ano par, não teremos mais os pares de nossa espécie sobre a superfície terrestre, nem mesmo a Terra... Isso mexe com as pessoas. Mesmo que essa história não tenha nada a  ver com o dia do teatro, podemos responsabilizá-la pela conspiração do universo em reunir as mais distintas cabeças do teatro de São Leopoldo para celebrar o Dia Mundial do Teatro.
Históricos, políticos, acadêmicos, populares, doutores, samaritanos, peregrinos, antigos, novos, remanescentes, resignados, andarilhos, novatos, incipientes, estudantes, amadores, profissionais, oficineiros, simpatizantes, técnicos, metódicos, resistentes... Todos  e todas  por um acaso reunidos; reunidos ao acaso ou de caso marcado para se reunir e modificar o cenário cultural da cidade. Incumbidos pelo cosmos, pela Terra e pela necessidade artística e popular a montar um cenário de teatro na cidade.

Há três décadas tínhamos uma geração que com um “CLIC” (Centro Livre de Cultura) mexeu com a cidade, há duas décadas, seus remanescentes resistiram pela cultura, há uma década, militantes da cultura forjados nesse tempo e agregando novos discípulos enfrentaram a adversidade e de cara limpa derrubaram um muro e construíram uma política capaz de com o tempo implantar aparelhos institucionais para a cultura e transformar o abandono do auditório em Teatro Municipal. Hoje a muito para fazer e muito por fazer. Há que se cobrar investimentos na próprio Teatro Municipal, há que se cobrar contratantes que insistem em adiar pagamentos, há que se fortalecer o estudantes, o amador e o profissional do teatro... Mas há muito sendo feito, e o teatro como instrumento de transformação social, artística, educacional, entretenimento e política clama por celebração. É preciso lembrar o dia para não esquecer o ano inteiro de trajetórias que emocionam e que modificam vidas...

Há quem diga que datas comemorativas não deveriam existir, que datas que marcam a Mulher, o Negro, a Síndrome de Down, a Aids, o movimento gay não deveriam ser explicitados pois carregam mais o preconceito. Pelo contrário, essas datas são necessárias para lembrar que é dever a luta e é direito a igualdade, equidade e respeito às expressões, ao gênero, às deficiências, às minorias e às ideologias. A democracia é delicada, é frágil, deve ser defendida, e lembrada todos os dias para que fortaleça, assim como marcar datas pelo direito ao direito de ir e vir, de atuar em todas as instâncias e segmentos, de fazer arte e fazer teatro.
O teatro que já foi catequista, o teatro que já foi imperial, o teatro que já 
foi romântico, que já foi circense, que já foi de vanguarda, que já foi de revista, que já foi de resistência, que já foi de abertura, que esteve entrelaçado na história de todos os povos em todos os tempos deve ser reverenciado. Não com riso e entretenimento, mas sim como a ação que faz o ser descobrir-se humano, que faz deuses se compararem a terrenos, que faz crianças tornarem-se adultos, que faz  a sociedade ver-se no palco como ela  e poder julgar-se fazendo-a transformar em algo mais, melhor e maior. Capaz de ter a certeza  de que 2012 não marca o fim, mas sim o começo de uma nova caminhada, capaz de agregar, organizar, ampliar, reunir e fortalecer todos e todas que fazem e lutam pelo teatro, pela arte e pela cultura; bem da humanidade, inspirando a quem se aproxima e  inspirados pelo círculo da cultura como a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões em uníssono na defesa da humanidade.

segunda-feira, março 19, 2012

OFICINAS 2012

Após a temporada de Páscoa iniciaremos as oficinas 2012... Aguarde.