quinta-feira, março 26, 2009

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Espetáculo: O Bar Nosso de Cada Dia (2008 - 3ª versão)

Apresentação durante a VI Mostra de Teatro TGB (2008)

no Teatro Municipal de São Leopoldo-RS



por Marcelo Schneider
Professor e Diretor do Teatro Geração Bugiganga - TGB




Dia 27 de março marca o Dia Internacional do Teatro. Celebrado em diversas partes do mundo ocidental, com origem em 1961 na Áustria a partir de congresso da UNESCO.
Em nossa cidade, muitas foram as manifestações que ao longo dos anos se realizaram para marcar a data. Em outros tempos, Doce Adrenalina, Gang do Beijo, Cróton e Corpos e Sombras, além dos grupos de escolas, comemoravam a arte cênica na cidade. Nas décadas de noventa e início deste século, os bonequeiros do Fantomania, o atores do Alma e os teatreiros do Teatro Geração Bugiganga (TGB) foram a Resistência Cultural; e hoje, com a implementação da Secretaria de Cultura e a inauguração do Teatro Municipal as terras capilés veem renascer a efervecência cultural dos tempos do CLIC (Centro Livre de Cultura)
Nesta sexta-feira, os grupos de teatro, organizados a partir do Fórum de Artes Cênicas e apoiados pela Secretaria Municipal da Cultura estarão com estandarte em punho, figurinos e maquiagem a encenarem pelas ruas da cidade para comemorar o Dia Mundial do Teatro junto a toda a comunidade, pois o teatro não se faz sozinho, ele é a comunhão de um povo. O teatro é uma visita ao passado para relembrar a história, uma antevisão do futuro para prepararmos o que está por vir e uma vivência do presente para celebramos a vida.
E a vida se celebra em comunhão, todos e todas na rua ou no palco. E o palco do Teatro Municipal abre suas cortinas hoje às histórias do TGB, do Fantomania, do Manifesta Pro, do Teatro Barato, do Velho do Saco, da Cia Constantin, do Grupo Veremos, do Rockintinerante Produções e do Grupo Cafundós, todos a esperar pela energia indispensável da platéia para rir da comédia e se emocionar com a tragédia, como muito bem nos legaram os gregos.
E como a arte se renova a cada dia, as pessoas do teatro, elegeram o Fórum Municipal de Artes Cênicas, como espaço de debate, respaldado por grande parte dos grupos que atuam na cidade para transformar em realidade o enorme desafio de unir as diversas linguagens teatrais, incluir os diversos pensamentos dos grupos, revelar novos talentos e resgatar ícones do teatro leopoldense em um único espaço: o GRUPO DE TEATRO MUNICIPAL, com o nome inicial de Companhia de Repertório do Teatro Municipal de São Leopoldo.
A idéia está lançada, os artistas já começaram o abrir e fechar das cortinas, ainda a espera de mais companheiros e companheiras de palco e platéia, mas é certo que inicia-se um novo momento para arte cênica leopoldense, a constituição do Grupo de Teatro Municipal. Os sonhos de artistas que pisaram os palcos das escolas, sindicatos, igrejas e CTGs, que fizeram de seu lar o antigo auditório da Biblioteca Pública e bradaram aos quatro ventos pelas ruas da cidade, começa a transformar-se em realidade, talvez para que nossos filhos e netos ouçam os três toques da campainha e o silencioso apagar das luzes da platéia para que o espetáculo encenado pela nossa Companhia de Teatro Municipal possa começar no palco do Teatro Municipal de São Leopoldo.

Nenhum comentário: