quarta-feira, janeiro 16, 2013

TGB - 20 anos


TGB - 20 anos de teatro

A geração que com suas bugigangas  imaginou fazer teatro, faz 20 anos. A história recente da arte cênica leopoldense funde-se com a história do Teatro Geração Bugiganga, o TGB.
Em dezesseis de janeiro de 1993, um grupo de atores  uniu suas ideias, força, talento e ideais para fazer teatro; e na sala de teatro da extinta Fundação Cultural de São Leopoldo, na praça da Biblioteca, fundou o Teatro Geração Bugiganga e iniciou a sua trajetória de fomento teatral  e transformação social...
Nos primeiros anos, os espetáculos O Rapto das Cebolinhas, O Cheike Vira Mundo, O Bar Nosso de Cada Dia, Essas Mulheres, O Segredo do Tonhão, Um Coração Não Bate Mais e A Mala Mágica levaram o TGB a todos os recantos da cidade e região... Intervindo e apresentando na rua Independência, escolas, salões de igrejas, sindicatos e teatros; os atores e atrizes  "tegebenianos"  forjaram uma cena ímpar em São Leopoldo, construindo sua identidade de atuação e formação, alicerçando assim, a sua bandeira de resistência cultural...
O foco do trabalho de transformação social e de resistência cultural está na formação das pessoas. Assim, as oficinas de teatro do TGB foram fundamentais nesses 20 anos. Elas  instrumentalizam as crianças , os jovens e os adultos com o teatro e criticidade  afim de unir  a arte  à transformação... Anualmente mais de  quatrocentos aprendizes participam das aulas do grupo, e são eles,  que com o tempo, tornam-se os atores e educadores que recriam o ciclo de aprendizagens e atuações e nos fazem ir em frente... Olhamos para traz e vemos vinte anos de história com milhares de pessoas tocadas pelo teatro, e ao olharmos no horizonte, projetamos novas gerações de atuadores para que o teatro se mantenha como um  instrumento que nos torne mais humanos.
"O ser torna-se humano ao descobrir o teatro." (A. Boal).
 Nesses  vinte anos de TGB conheci meninos e meninas que se transformaram em atores e atrizes. Conheci jovens que experimentaram o teatro e o levaram para suas profissões. Conheci gente que  se emocionou como público de nosso teatro... Entretanto, conheci  quatro pessoas que gostaria de homenagear ao findar esse texto, pois passaram pelo TGB, marcaram o grupo e partiram... Dedico nossos  vinte anos à memória do Vlady, Vlademir Barreiro do Carmo, do Tiago Franzon, do Henrique Schneider e do Caio,  Clairton de Souza, que  construíram , cada a um a seu tempo e a sua forma, a história do  TGB, tornando mais humano o tempo em que estivam aqui... Obrigado e parabéns aos "tegebenianos" em todos os tempos por fazem parte dessa história.


Marcelo Schneider
Diretor do Teatro Geração Bugiganga

Nenhum comentário: